Antes de definir a importância do estudo da história da educação, se faz necessário definir os termos: História e Educação.
História: Termo amplo que geralmente é usamos para definir o passado, mas a que passado nos referimos? O passado é sempre uma instância inatingível, a ele temos acesso somente de forma parcial, por isso toda história se constitui em discursos. Como nos esclarece Keith Jenkins: “não importa o quanto à história seja autêntica, amplamente aceita ou verificável, ela está fadada a ser um construto pessoal, uma manifestação da perspectiva do historiador como narrador....O passado que ‘conhecemos’ é sempre condicionado por nossas próprias visões, nosso próprio presente.” Podemos concluir que toda história é um discurso, uma construção interpretativa do passado, nunca uma verdade absoluta.
Educação: De um modo um tanto simplista podemos definir educação como sendo toda a cultura, todo conhecimento sistemático ou não que é passado de uma geração a outra. “ É a educação, portanto, que matem viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência . Por isso dissemos que a educação é uma instância mediadora que torna possível a reciprocidade entre indivíduo e sociedade”.
A importância do estudo da história da educação se fundamenta na necessidade de sermos críticos em relação ao sistema educacional do qual fazemos parte e a melhor maneira disso ocorrer é investigando o processo educacional em suas múltiplas manifestações ao longo de toda história, percebendo como este processo era visto pelas diversas sociedades e de que maneira a educação as servia. “A penas quanto consciente dos seus fins, a práxis educacional pode ser mais coerente e eficaz.”
Nos dizeres de Maria Lúcia Arruda Aranha: “Por isso, é importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. Esta sincronia não deve ser entendida apenas como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos sociais. Na realidade, as questões de educação são engendradas nas relações que os homens estabelecem ao produzir sua existência. Nesta perspectiva a educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política.”
Outra observação que vale ser citada encontra-se no livro: História da Educação no Brasil, de Nelson Piletti, que diz: “...a educação sendo universal varia de sociedade para sociedade, de um grupo social a outro, segundo as concepções que cada sociedade e cada grupo social tenham de mundo, de homem, de vida social e do próprio processo educativo. Ressalta, dessa observação, a enorme importância que tem o estudo da história da educação, pois nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação, em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos, ainda, entender a educação como um processo dinâmico, e por isso mesmo mutável...”
“Historicamente, salta aos olhos do pesquisador que cada formação social produziu uma educação - em sua organização, conteúdo, aparato didático-pedagógico etc – adequada ao modo de produção da vida material, social e espiritual de seus membros”. José Claudinei Lombardi
BIBLIOGRAFIA
- ARANHA,Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2002.
- PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1997.
- MONTEIRO, A. Reis. História da Educação: do antigo "direito de educação" ao novo "direito
à educação". São Paulo: Cortez, 2006.
- ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
Um comentário:
Coma base na leitura do texto de José Claudinei Lombardi, responda as questões abaixo:
O que é EDUCAÇÃO?
De que forma a EDUCAÇÃO é vista por nossa sociedade? Você concorda com essa visão?
Quais os conteúdos apontados pelo autor que deveriam ser privilegiados nos currículos escolares? Você concorda com esse posicionamento? Justifique?
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